Felipe Nopes
Em 2018, o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) completa 25 anos de atuação na região. Para comemorar essa importante conquista, foi realizada, no dia 21 de novembro, no auditório do bloco 19 da Unisc, uma atividade alusiva à data. O evento contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Rosane de Moura Valim, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff; e da gestora do PMT/VRP e coordenadora do Escritório de Projetos da Unisc, Michele Braun, além de docentes, técnicos administrativos e convidados.
A atividade também contou com a participação do coordenador do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Julio César Ferst, que abordou o tema Os polos tecnológicos e a ciência e tecnologia no RS. Logo após, as ex-gestoras do PMT/VRP falaram sobre as suas experiências e como o Polo contribuiu para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região.
Na sequência, o coordenador de Pesquisa da Unisc, Adilson Ben da Costa, apresentou o projeto Desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para análise foliar e de solos, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS).
O PMT/VRP atua nas áreas de alimentos, meio ambiente, materiais, tecnologia da informação, biotecnologia e saúde. Ao longo de 25 anos, muitos projetos de pesquisa e de extensão foram desenvolvidos, tendo sido financiados pelos governos estadual e federal e por empresas, associações, cooperativas e prefeituras. Com o Governo do Estado, já foram criados mais de 40 projetos, com o apoio da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), através do Programa de Polos Tecnológicos, visto que, atualmente, estão em andamento três projetos.
A Unisc é a unidade gestora do PMT/VRP, que está vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e funciona por meio da infraestrutura física e de pessoal do Escritório de Projetos da Universidade.