AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Na tarde dessa quinta-feira, 9, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) renovou a parceria com a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) e com a Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Aefasol). A universidade segue parceria das entidades no sentido de ceder espaços da Unisc para utilização dos estudantes.

A assinatura da renovação ocorreu na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; o diretor de Extensão, Pesquisa e Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa; e a chefe de gabinete, Silvia Raquel Rocha; estiveram na escola para conhecer os espaços. Eles foram recebidos pelo secretário executivo da Agefa, Adair Pozzebon; presidente da Agefa, Márcio Manske; presidente da Aefasol, Flávio Júnior da Silveira; e coordenador institucional da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), Ismael Gomes.

Durante a visita, a equipe da reitoria também pôde saber mais sobre o funcionamento das escolas. No Rio Grande do Sul são quatro que têm este modelo, sendo que duas são na região: Santa Cruz do Sul e Vale do Sol. Nelas, o jovem pode fazer o Ensino Médio e também o Técnico em Agrícultura. As aulas são voltadas, principalmente, à sucessão familiar, em que os jovens estudam tudo sobre propriedade rural, principalmente na que vivem. “Durante os três anos do Ensino Médio eles desenvolvem o Projeto Profissional Jovem , com defesa em banca no fim das aulas. Neste projeto, são colocadas ações que podem ser aplicadas na propriedade, entre outros aspectos. Sem falar que os pais têm todo um acompanhamento e participam da vida estudantil dos jovens”, explicou Adair.

Em Santa Cruz, o espaço está localizado em Linha Santa Cruz e tem, ao todo, 98 alunos. Lá, também possui dormitório para 60 estudantes, já que os mesmos são oriundos de 11 municípios da região e passam a semana na escola. “A Unisc é parceira desde o começo. É um local em que as famílias lutam por educação de qualidade e, ter uma formação, é o melhor que uma escola pode proporcionar. O que vimos aqui hoje é um excelente trabalho que é feito. Todos estão de parabéns”, disse o reitor, durante pronunciamento.

Sucessão familiar

Os dados apresentados pelos membros da Agefa, mostram que 87% dos egressos têm vínculo com a agricultura e 49% continuam trabalhando, diretamente, na propriedade. “Além disso, os egressos buscam cursos na área agrícola”, enfatizou Adair.

 

 

MENU PRINCIPAL