O empreendimento de telefonia móvel chega ao mercado com o intuito de gerar renda através de descontos e marketing de indicação
Na manhã desta quarta-feira, 14, ocorreu a graduação da startup Clubo. Foi a 26ª graduação nos 20 anos de atuação da Incubadora Tecnológica (Itunisc) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Especializada em telefonia móvel, o empreendimento, com sede em Santa Cruz do Sul, tem como sócios Lucas Leal, Leandro Soder e Eusébio Agnes.
A Clubo chega ao mercado com o intuito de gerar renda através de descontos e marketing de indicação, além de mudar a experiência do usuário com telefonia móvel. Ainda na apresentação, Lucas enfatizou que o mercado de telefonia móvel no Brasil superou o recorde de R$ 100 bilhões de receita em 2024, crescendo 6,2% em relação ao ano anterior. “No entanto, as operadoras estão entre as mais reclamadas do Procon. É um segmento que está desacreditado. Nós queremos mostrar que as pessoas podem ter acesso a uma telefonia móvel com comunicação eficiente e com transparência, ganhando descontos no plano e pagando um valor justo por isso.”
Na apresentação da empresa, o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, reforçou que a chegada de uma startup à graduação não é fácil. “Eu sempre falo: empreender no Brasil é difícil, é uma batalha diária, porque tem um ambiente que ele é sobremaneira um pouco agressivo para o comportamento do vendedor. E na nossa missão como Universidade, que é promover o desenvolvimento daqueles que atuam na ciência, tecnologia e inovação, o nosso propósito também é colaborar com as grandes empresas multinacionais da nossa região, mas também as nossas startups que começam com uma boa ideia, mas precisam de um auxílio para levar isso à frente. Faz parte da nossa missão dar um apoio para esses empreendimentos. Nesse momento temos uma nova trajetória que inicia, mas tenho certeza que toda essa preparação, todo esse suporte, essa mentoria, a conexão, tudo isso vai permitir que a Clubo desenvolva essas atividades com mais segurança, com maior êxito, gerando riqueza e desenvolvendo a nossa região”, complementa.
Rafael Kirst, Alexandre Wissmann e Lucas Leal - Foto: Bruna Lovato/Unisc
Os passos para a graduação
O gestor da Itunisc, Alexandre Dal Molin Wissmann, explica que para chegar à graduação os empreendimentos precisam passar por três etapas. A durabilidade é cerca de dois anos, dependendo da caminhada da startup dentro da incubadora. “A primeira é a trilha de validação, a segunda é a trilha de estruturação e a terceira é a trilha de tração. Cada uma delas tem um determinado período. E para que os empreendimentos possam avançar, eles precisam realizar algumas entregas, quase como temas de casa. E após estas conclusões, os empreendimentos vão avançando.”
Alexandre exalta que é a 26ª incubada destes quase 20 anos de atuação da Incubadora Tecnológica. “A empresa gradua, ela sai da Incubadora e deixa de ser uma incubada, demonstrando que está pronta para ir ao mercado. A empresa sempre é convidada para se tornar uma empresa parceira do Tecnounisc para que continue fazendo parte do nosso ecossistema de inovação.”
Leandro Soder, Lucas Leal e Eusébio Agnes - Foto: Divulgação