Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz (Unisc), conquistou a nota 4 na prova do Enade, exame nacional que mede o conhecimento dos acadêmicos e a qualidade do Ensino Superior no país. Com 26 anos de atuação, o curso se destaca pela estrutura dos laboratórios e qualificação dos professores.
Com uma história consolidada, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc dedica-se a formar arquitetos e urbanistas com senso crítico e aptidão para intervir no planejamento do ambiente construído das cidades, levando em conta as demandas práticas e culturais tanto da região quanto do país. Até o momento, o Curso já diplomou 466 profissionais e muitos deles de renome nacional e internacional.
O coordenador, Cícero Pimentel Corrêa, destaca o suporte que os estudantes possuem na preparação para a prova do Enade. “Sempre tentamos objetivar que as nossas avaliações e a forma de desenvolver as questões sejam multidisciplinares, já que no Enade as questões são abordadas nesse mesmo formato. Elas conectam o urbanismo com o projeto arquitetônico, o conforto ambiental com a construção civil, o projeto arquitetônico e o urbanismo são espinha dorsal do nosso Curso,” pontua.
Luísa Knak, egressa do Curso e atualmente mestranda em Desenvolvimento Regional, compartilha sua experiência sobre o reconhecimento da qualidade da graduação. Atuando no Centro Socioambiental da Unisc, Luísa relata ter sido procurada por estudantes de outras universidades, curiosos sobre a dinâmica do Curso. "Percebi que o reconhecimento da excelência vai além dos registros oficiais das instituições", afirma Luísa. "Os comentários de pessoas que conheci ao longo dessa trajetória deixaram muito claro o quão bem estruturado é o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc. Faz todo o sentido que ele seja tão bem avaliado."
História, atuação regional e formação de profissionais
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc trilhou uma trajetória de significativa atuação desde sua implantação, no ano de 1999. A iniciativa de criar a graduação surgiu a partir de um levantamento detalhado das necessidades de arquitetos e urbanistas, prefeituras, empresas do setor e da demanda identificada no ensino médio da região de influência da universidade. Atualmente, o Curso está integrado ao Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação.
A criação impulsionou a formação de um colegiado especializado, reunindo não apenas arquitetos, mas também profissionais de áreas complementares como engenharias e ciências sociais aplicadas. Esse corpo docente qualificado tem sido fundamental para o desenvolvimento constante de projetos de ensino, pesquisa e extensão com foco na comunidade regional, estadual e até internacional.
Desde sua origem, a Unisc tem priorizado a integração do Curso de Arquitetura e Urbanismo com a sociedade. Essa conexão se mantém viva por meio de diversas ações, incluindo pesquisas relevantes para a comunidade e região, exposições que divulgam o trabalho acadêmico, e a publicação de livros produzidos por professores e alunos abordando temas de interesse local.
Professores também têm atuado ativamente em comissões municipais, como nos estudos técnicos para a legislação de preservação patrimonial de Santa Cruz do Sul e na realização de seminários sobre Patrimônio Histórico. O engajamento se estende ao âmbito nacional, com o cadastramento de docentes junto ao Ministério das Cidades para prestar assessoria a municípios na elaboração de planos diretores participativos, com projetos já executados na região. A participação no Centro de Pesquisa e Planejamento de Qualidade Urbana e Rural de Santa Cruz do Sul (CIPUR) e na Comissão de Acessibilidade do Conselho Municipal de Trânsito são outros exemplos do envolvimento do curso com as demandas da comunidade.
A estrutura curricular do curso é abrangente, combinando módulos teóricos, práticos e teórico-práticos, além de estágio supervisionado, trabalho final de graduação e atividades complementares. A formação completa exige dez semestres de dedicação. Além das aulas regulares, o cotidiano acadêmico é enriquecido por seminários, palestras, viagens de estudo e atividades de extensão, que visam o desenvolvimento pleno das habilidades e competências essenciais para os futuros profissionais da área.
Sobre o futuro, a coordenação busca ampliar o contato com a comunidade, por meios de projetos de extensão, além dos já realizados, reforçando a curricularização e visando elevar ainda mais o nível do Curso.
Texto e fotos: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato