Sete professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tiveram os projetos aprovados pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT 18/2021 Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para o edital, 16 docentes da Unisc encaminharam projetos, sendo sete aprovados com aporte de recursos financeiros.
O edital tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, em qualquer área do conhecimento. A chamada estava com período de submissão de projetos no mês de setembro de 2021.
Os projetos aprovados que receberão recursos financeiros são:
André Viana Custódio – Articulação intersetorial para proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos.
Cláudia Tirelli – Disputas e resistências: a cidade (re)construída entre a norma instituída pela política habitacional e os modos de existência dos habitantes das periferias.
Éder da Silva Silveira – A política de ampliação das Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral no Brasil (2016-2024): narrativas de experiência e de resistência na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul.
Fabiana Marion Spengler – Ontem, hoje e amanhã: cartografia das políticas públicas brasileiras auto e heterocompositivas de acesso à justiça.
Mozart Linhares da Silva – Educação, biopolítica e produção da branquitude no Brasil.
Rosângela Gabriel – Pesquisa com rastreamento ocular: entre percepção e cognição.
Silvia Virginia Coutinho Areosa – Influência da pandemia da Covid-19 sobre a saúde mental das pessoas idosas.