O software Ortograph foi desenvolvido para smartphones, com foco para auxiliar pessoas adultas
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu o Certificado de Registro da obra "Ortograph: aplicativo para auxiliar na consolidação do Aprendizado de Pessoas com Dislexia e/ou com dificuldades de Leitura e Escrita". De autoria de Dioser Antonio Wielens Gonçalves, estudante de Ciência da Computação; Pietra Grebin Copetti, estudante de Nutrição; professora Rejane Frozza; e professora Rosângela Gabriel, o registro foi emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O software Ortograph foi desenvolvido para smartphones, com foco para auxiliar pessoas adultas. “A leitura e a escrita são habilidades essenciais para o dia a dia das pessoas e para proporcionar crescimento pessoal, intelectual e profissional, mesmo não sendo ainda uma realidade para todos. Pessoas com dislexia enfrentam dificuldades, principalmente, na parte de decodificação, o que afeta a leitura e escrita, necessitando mais tempo para realizar atividades relacionadas”, diz a professora Rejane Frozza.
O aplicativo compreende as atividades de: “Complete a seguinte frase” (contém 25 frases); “Desembaralhe a palavra” (14 palavras no modo fácil, 9 palavras no modo médio e 8 palavras no modo difícil); “Encontre a palavra” (contém 19 palavras); “Escreva o número por extenso” (contém 50 números), entre outros. “A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um formulário para validar o desempenho do aplicativo em relação às atividades propostas, que se referem a palavras e números (leitura, escrita e escuta). Neste processo de validação, cinco usuários participaram e avaliaram o aplicativo, de modo geral, como eficaz para consolidação da aprendizagem e de fácil utilização”, completa a professora.