No dia 2 de setembro, o Serviço de Reabilitação Física da Unisc (SRFis) recebeu o fisioterapeuta e técnico em próteses da empresa Ottobock de Valinhos (SP), Eduardo Muratta. O objetivo foi implantar, em parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), ortopedia contratada e responsável pela confecção de órtese e próteses, a modelagem em 3D. Na primeira fase, o processo ocorre por meio de fotos e medidas sem a utilização do gesso, depois vai para o virtual e faz o desenho para confecção.
O mecanismo não utiliza gesso, mas, sim, desenhos dos pontos anatômicos e daqueles que haverá necessidade de apoio ou descarga. Entretanto, algumas recomendações são importantes, como, por exemplo, a pele precisa estar íntegra, não pode haver desarticulação ou coto sem deformidades padrões posturais significativamente alterados.
De acordo com a coordenadora do SRFis/Unisc, Angela Cristina Ferreira da Silva, para os técnicos, esse é um processo que diminui o uso de gesso e, consequentemente, o manejo e o volume de moldes, enquanto para os usuários se torna mais confortável. “Dessa forma, buscamos o conforto e a praticidade aos nossos usuários. Agradecemos a Acadef, nossa parceira, por nos proporcionar esse momento inovador em um serviço SUS e, ao mesmo tempo, aprendizado à equipe e aos estudantes”, destacou.