AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 Fotos: Felipe Nopes

 

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sedia nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de novembro, o 6º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Com o tema Educação e cultura empreendedora: experiências das ICES na inovação e seus impactos acadêmico e social, o objetivo do evento é fomentar a discussão sobre a importância da educação e da cultura empreendedora, por meio de experiências das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), oportunizando mudanças de paradigmas e promovendo o desenvolvimento local e regional.

Pela manhã, ocorreu o Encontro dos Assessores Jurídicos do Comung, que abordou a temática Lei das Comunitárias e Cebas. A abertura oficial foi realizada à tarde, no Anfiteatro do bloco 18, com a presença da presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; do presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), João Otávio Bastos Junqueira; do diretor do Programa de Monitoramento da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), Michel Zanoni Camargo; da secretária da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS), Suzana Kakuta; do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luis Ricardo Pinho de Moura; do vice-coordenador da Câmara de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Marcelo Leandro de Borba; e do representante da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Marcos Wesley da Silva.

De acordo com a presidente do Comung, sediar o evento é uma alegria muito grande para a Unisc. “O tema do fórum resulta de avaliações anteriores. A cada ano, nos debruçamos sobre as temáticas a partir de experiências nacionais e internacionais”, apontou Carmen, destacando que o Comung é um amplo sistema de educação superior em atuação no Estado. “Há muita troca de experiências entre setores, ex-reitores e reitores. Nossas instituições são exemplo de educação superior de qualidade e de credibilidade. Para estimular a inovação, é preciso focar na melhoria da qualidade da educação”, ressaltou.

Em seguida, teve início a palestra As oportunidades da universidade empreendedora com os novos desafios da inovação, ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Alberto Sampaio Aranha, seguida dos painéis Interação universidade-empresa: as experiências das ICES na inovação e seus impactos acadêmico e social e Pacto para o desenvolvimento e inovação. As atividades seguem nesta quarta-feira pela manhã, com a realização da mesa-redonda Educação e cultura empreendedora e da primeira reunião do GT de Internacionalização do Comung.

 

Público-alvo

O fórum tem como público-alvo gestores de IES, pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação, assim como docentes, estudantes e atores sociais que tenham interesse na temática, mesmo que não vinculados às instituições do Comung.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL