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Iniciativa atua na proteção do direito dos consumidores em toda a região

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) oferece o Balcão do Consumidor, projeto de Extensão, fruto do Termo de Cooperação com a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RS). É um serviço jurídico de atendimento presencial, por telefone ou por e-mail, e consiste em consultas, aconselhamentos e reclamações a serem formalizadas em uma plataforma nacional chamada ProConsumidor. Somente neste ano, a iniciativa superou a marca de atendimento de 2024.

No ano passado, foram atendidas mais de 50 pessoas, e este ano foi superada a marca, com mais de 55 casos atendidos. “As pessoas destes municípios procuram este atendimento, porque eles não têm Procon”, explica o professor Charles Andrade Froehlich, do Departamento de Ciências Jurídicas da Unisc, responsável pelo Balcão.

Ainda segundo o docente, ao longo de 2024, o Balcão do Consumidor alcançou uma notável consolidação, expandindo seu alcance para além de Santa Cruz do Sul. Atualmente, o serviço atende também moradores dos municípios de Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Candelária, Passo do Sobrado e Rio Pardo, reforçando seu papel vital na proteção dos consumidores em toda a região.  

O compromisso com a extensão universitária se consolida também através da forma de atuação do projeto. A metodologia do Balcão do Consumidor está alinhada com a Política Nacional de Extensão Universitária, promovendo uma conexão efetiva entre ensino, pesquisa e extensão. Com uma abordagem interdisciplinar, o projeto aborda temas transversais como direitos humanos, justiça e inclusão social, demonstrando o compromisso da Unisc com a responsabilidade social.

Os objetivos e metas da iniciativa são a realização de atendimentos, resposta a consultas, formalização de reclamações na plataforma ProConsumidor, e o retorno das respostas dos fornecedores aos consumidores e negociação das dívidas diretamente quando elas envolvem questões de direito do consumidor.

Como é o atendimento

O atendimento presencial ocorre às segundas e quartas-feiras à tarde, entre 14h30 e 16h30 na sala F, do bloco 18, antigo Gabinete de Assessoria Jurídica (GAJ). O Balcão do Consumidor também atende pelo telefone (51) 3717-7616, e pelo e-mail: balcaodoconsumidor@unisc.br.

 

Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato

charles froelich balcao

A coordenação do projeto está sob a responsabilidade do professor Charles Andrade Froehlich

 

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