AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Com o tema (In)visibilizados, a revista digital chega ao público em 9 de julho 

Uma edição que veio para incomodar – é assim que os estudantes definem o mais novo número do projeto COMverso, um produto multimídia desenvolvido nos cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A proposta é dar visibilidade a grupos historicamente marginalizados na sociedade, vozes que frequentemente não cabem nas versões oficiais.  

Pautas difíceis e complexas que têm lugar no Vale do Rio Pardo marcam a publicação a ser lançada. As reportagens da revista digital denunciam realidades – que não se querem mais – obscuras: violência obstétrica, intolerância religiosa, invisibilidade de pessoas negras em cidades de colonização germânica, transtornos das obras da RSC-287 a uma população que fica à margem do progresso, o caminho difícil do Ensino Médio para o Ensino Superior, os impactos da instabilidade climática na agricultura e a superlotação do Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul. 

O COMverso tem formato abrangente e diversificado, incluindo desde grandes reportagens jornalísticas até produções sonoras e visuais, como podcasts e webséries. A primeira edição, divulgada no ano passado, foi temática sobre os 30 anos dos Cursos de Comunicação - Jornalismo e Publicidade e Propaganda - da Instituição. 

As reportagens do número atual foram produzidas nas disciplinas de Projeto Integrador – Reportagem Jornalística e Projeto Integrador – Técnicas de Reportagem e Apuração Jornalística, ambas sob responsabilidade da professora Camila Hartmann. Já os materiais multimídia resultaram do trabalho desenvolvido em Produção para Jornalismo Multimídia, ministrada pela professora Cristiane Lindemann. 

A professora Camila afirma que o lançamento concretiza meses de muito trabalho e aprendizado. “Estou extremamente orgulhosa do nosso resultado final. Quando escolhemos o tema, eu já sabia que a edição seria potente, mas as reportagens superaram todas as minhas expectativas. Vem aí um jornalismo de qualidade, feito com empenho, responsabilidade ética e, não menos importante, muito amor”. 

A coordenadora dos Cursos de Comunicação da Unisc, professora Patrícia Regina Schuster, reforça a importância do COMverso. "Ele vem se consolidando como um produto importante, não só pelo viés pedagógico – o que já estaria de bom tamanho –, mas tem mostrado potência e robustez ao pautar discussões que em nada devem ao jornalismo profissional. Estamos muito felizes com o resultado do (In)visibilizados”. 

Saiba mais

A nova edição estará disponível no site http://comverso.unisc.br/ no dia 9 de julho. Já o lançamento oficial ocorre, no mesmo dia, na HBier Public House, em Santa Cruz do Sul, a partir das 19 horas. 

MENU PRINCIPAL