Com o tema "Tempo de Mudanças", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral
Pint of Science Brasil tem mais uma edição em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o evento irá abordar temas como o autismo e diálogos sobre o período pós-inundações de 2024. A atividade ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Vivento Food & Drinks, na Rua Boa Esperança, 364, a partir das 19h30. A realização no município é dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Letras, Promoção da Saúde, Psicologia, Sistemas e Processos Industriais, e Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Com o tema "Tempo de Mudanças", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e aberta ao público em geral. Não há cobrança de ingresso, e os participantes pagam apenas pelo que consumirem nos estabelecimentos. O objetivo é promover a interação entre ciência e sociedade de forma leve e acessível. Para mais informações sobre a programação, acesse o site oficial: pintofscience.com.br/events/santa-cruz-do-sul.
Programação
Na terça-feira, 20, o tema é “Entender, conhecer e acolher o autismo”, com os palestrantes Sandra Mara Mayer, Sonia Renner Hermes e Jorge Ricardo Schmidt Maas, com os convidados Rafaela Jackisch e Éder Marcos da Silva Lemos.
Na quarta-feira, 21, o tema é “(Re)construções: diálogos sobre as enchentes um ano após a crise” com Andréia Valim (PPGPS), Leonel Tedesco (PPGSPI), Markus Brose (PPGDR) e Eduardo Lobo Alcayaga (PPGTA), com convidados Rafael Ritter e Silvia Patricia Godinho.
Na quinta-feira, 22, o tema é “Em tempos de mudanças climáticas, como a promoção da saúde pode ajudar?”, com os palestrantes Gladys Estigarribia (UNCA/PY), Ivy Bastos Ramys (FURG/RS), Marco Marcos (UFGO/GO), Ida Maria Batista (UNESP/SP) e Thiago Prado (UFES/ES).
Sobre o Pint of Science
O Pint of Science é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 27 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
Em 2025, tem a participação de 169 cidades em todo o Brasil, sendo 56 sedes na região sul. No ranking global, depois do Brasil está a Espanha, onde o Pint of Science será realizado em 75 cidades; seguida pela França, com 61 cidades e pelo Reino Unido, com 42 cidades. O que começou como uma pequena semente lançada no solo fértil de São Carlos, no interior de São Paulo, floresceu e se espalhou por todo o Brasil, completando 10 anos em território nacional.