As cadeiras são adquiridas via Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao longo do ano, mais pacientes serão beneficiados
O Serviço de Reabilitação Física (SRFis) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a entrega pública de 9 cadeiras de rodas motorizadas na manhã desta segunda-feira, 10. A iniciativa atende usuários do Serviço, moradores de municípios que integram a 13ª e 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. As cadeiras são adquiridas via Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao longo do ano, mais pacientes serão beneficiados com as entregas.
A coordenadora do Serviço e também coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unisc, professora Angela Ferreira da Silva, lembrou que o SRFis, aos poucos, com o passar dos anos, foi se construindo com grandes parcerias. “E quando vocês estão aqui, hoje, buscando a cadeira, representa uma das inúmeras ações que a Unisc propõe. Hoje é a abertura das entregas do ano e vocês representam todos que utilizam o Serviço”, cita a professora.
Com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, a professora Angela enfatizou que o espaço sempre buscou fazer o melhor oferecendo independência, autonomia e comodidade aos cadeirantes. “O Serviço abrange uma população de quase 500 mil pessoas, de 25 municípios, é um contingente muito significativo. Quero publicamente reafirmar o compromisso do SRFis com a qualidade do serviço prestado. Estamos abertos para ações, propostas e parcerias que venham somar.”
Pacientes aprenderam sobre o funcionamento das cadeiras
A vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, falou sobre a importância da Universidade em formar pessoas competentes, aptas a desenvolverem seu trabalho da melhor forma possível, com diferentes tipos de pessoas, que tenham diferentes necessidades. “É importante também que a Universidade se preocupe em apoiar e fazer atividades para aquilo que nós temos competência e pertinência para fazer. Somos uma Universidade Comunitária que nasceu do desejo da comunidade. Os alunos vêm, estudam aqui, e ao longo do processo de formação precisamos prestar bons serviços à comunidade, dar retorno. E esse momento de melhoria na vida de vocês é muito significativo para todos nós. Fica nosso reconhecimento pela vontade de vocês quererem melhorar suas vidas, com um sistema de locomoção melhor que é oferecido via SRFis .”
Formada pela Unisc, a secretária Fátima salientou que Universidade Comunitária, Poder Público e outras entidades, quando trabalhando juntos, dão bons resultados. “Realmente é fazer o bem, dar uma qualidade de vida melhor para as pessoas. Agradeço poder estar aqui hoje e, com certeza, eu vou bater na porta e faremos grandes parcerias. A nossa demanda é grande de pessoas que precisam do Município.”
Estiveram também presentes na entrega a chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Isabel Pommerehn Vitiello; a coordenadora do Curso de Educação Física, Miriam Beatris Reckziegel; o coordenador da Unisc Serviços, Paulo Theisen; representantes do Conselho Municipal de Saúde, Salete Faber e Felipe dos Santos e também o diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Rolf Fredi Molz; e estudantes e profissionais que atuam junto ao SRFIs.
A entrega desta segunda envolveu pacientes dos municípios de Novo Cabrais, Herveiras, Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul, Sobradinho, Candelária, Vera Cruz e Pantano Grande.
Entrega reuniu professores e alunos da Unisc, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e Poder Público
“É meu presente de aniversário”
Prestes a completar 44 anos, Paulo Cesar Piccoli, morador de Santa Cruz do Sul, precisa se locomover usando muletas. Ele conta que tem problemas com o tabagismo e desde os 19 anos precisou passar por cirurgias, sendo que em uma delas precisou amputar parte de uma das pernas.
Ele nunca havia utilizado cadeira de rodas. A entrega desta segunda, para ele, foi um presente de aniversário. Com as mãos calejadas pelo uso das bengalas, ele crê que o uso da cadeira vai facilitar a vida. “Dia 15 eu faço 44 anos. Nunca tive uma cadeira para mim, já usei uma, mas emprestada. Agora vai melhorar bastante e vou seguir melhor a minha vida”, fala emocionado.
Salete, Paulo Cesar, Fátima, Andréia e Angela