O curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, de 12 a 14 de julho, as intercambistas Inga A. Rostvolda, estudante de Medicina da Noruega, e Noémie Peeters, estudante de Biomedicina da Bélgica). Elas estiveram no Serviço de Reabilitação Física (SRFis /Unisc) e no Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare/HSC) para reconhecerem e participarem de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nas duas instituições.
“A experiência foi sensacional junto às estudantes, tanto na troca de conhecimento do sistema de saúde quanto nas experiências acadêmicas e culturais de cada país, com foco na assistência da UTI à Reabilitação, além da conversação na língua inglesa”, ressaltou Andréa”. “No SRFis, as estudantes tiveram a oportunidade ainda de acompanhar a entrega de órteses e próteses para os pacientes, experimentar a sensação de um paciente protetizado e conhecer as inovações realizadas com impressora 3D e material biodegradável”, destacou Angela.
No entanto, segundo as professoras, o ganho maior foi para os estudantes. “Foi uma experiência desafiadora, interagir e colaborar por meio da fisioterapia com alunos de outros cursos, trocar experiências e mostrar como funciona nossa rotina”, avaliaram as estudantes de Fisioterapia Luiza Scheffer Dias, Helena Rachor e Luana dos Passos Vieira, que são bolsistas de pesquisa e extensão do Larecare.
Para Fernanda Lobo, também estudante do curso, foi muito interessante a curiosidade e o interesse das intercambistas e a valorização dos trabalhos realizados dentro da Unisc. “O desafio com a comunicação e as diferentes realidades promovem o desenvolvimento acadêmico e o futuro profissional”, disse.
A estudante de Fisioterapia Luisa Gauciniski também considerou válida a experiência. “Mostrar como funciona o atendimento do Projeto SRFis, além de apresentar o espaço da Clínica FisioUnisc, ter esse momento para troca de conhecimento e aprender um pouco sobre a cultura de outros países foi um momento muito bacana”, complementou ela.
Segundo a estudante de Medicina da Unisc Isabela Frighetto, acompanhar o Larecare foi uma experiência muito agregadora. “Foi de extrema relevância poder ter tido o contado multidisciplinar com os acadêmicos e profissionais da Fisioterapia, pois pude aprender muito e, ainda, sob outra perspectiva”, elogiou. “O ambiente, além de ser super acolhedor para os pacientes, conta com uma equipe exemplar e dedicada, fazendo com que fôssemos muito bem recebidas.