Estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia e Educação Física participaram de oficinas e organizaram atividades
No último dia 27, ocorreu a IX edição dos Jogos Municipais de Inclusão para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Evento organizado pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte de Santa Cruz do Sul, teve a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) por meio do Projeto Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação do Curso de Fisioterapia, Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) e Curso de Educação Física. Ainda, escolas estaduais e municipais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Mercur, entre outras.
O evento ocorreu no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, com a iniciativa de proporcionar jogos e outras atividades de forma inclusiva para todas as crianças. Teve início às 8 horas com diversas atividades como: palestra com o medalhista paralímpico Daniel Dias, acompanhado por uma intérprete de libras para o público não-ouvinte; apresentação do grupo de dança da Apae; basquete sobre rodas; bocha adaptada; entre outros.
Estudantes e bolsistas dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Unisc, com as professoras responsáveis, participaram por meio de “Oficinas Lúdicas de Sensibilização” e organização das competições de diferentes modalidades esportivas. Nas oficinas foram proporcionadas ao público atividades como: labirinto sensorial, passeio de handbike, fura balão em cadeiras de rodas, jogo da velha gigante e circuito com piso tátil e experiências sensoriais, jogos de mesa diversos. Todas as atividades aconteceram para integrar famílias, escolas e instituições que trabalham com a inclusão da pessoa com deficiência no município.
Desde a primeira edição a Unisc tem participado. Para a professora Patrícia Roveda, do curso de Fisioterapia, que acompanha o evento desde o início, é uma alegria e emoção todo ano compartilhar momentos inclusivos. “Este ano foi ainda mais gratificante, pois em função da pandemia foram dois anos sem evento presencial, então todos estávamos ansiosos para este dia de diversão e alegria. Ainda, é uma ótima experiência para os estudantes em formação, pois o cuidado, a humanização, a acessibilidade, a inclusão, a atenção são norteadores na saúde.”
Para a professora Sandra Mara Mayer, do curso de Educação Física, foi uma experiência única para todos. “Os estudantes do curso de Educação Física puderam oferecer à comunidade o exercício da cidadania, de forma participativa, com o envolvimento em diversas atividades com a intenção de favorecer a criação de situações de aprendizagem, capazes de motivar as pessoas com deficiência a participarem das ações, procurando desencadear um possível processo de mudança de hábitos. Esta proposta está em consonância com a proposta da Unisc.”
Os estudantes de fisioterapia Djennifer Rosa e Victor Santos comentam que foi uma experiência marcante, com a oportunidade de vivenciar momentos de sensibilização e contribuir para um dia mais inclusivo para todos os convidados.