JANTSCH, Daniela Cristine. Algoritmos da opressão: o que ninguém conta sobre demarcação tecnológica. Temáticas, Campinas, 33, (65): 163-171, fev./jun. 2025. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/issue/view/1115. ISSN 2595-315x DOI 10.20396/tematicas.v33i65.19135
BLANK, C. F. ; PERSCH, J. C. ; REHBEIN, K. P. ; FALEIRO, K. S. ; GABRIEL, R. ; QUARESMA, V. L. . Caminho das letras: uma proposta de sequência didática. In: ALDROVANDI, M. et al. (Org.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. 1ed.Lajeado: Editora da Univates, 2024, v. 10, p. 382-398. Disponível em https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/436
DOMINGOS, A. C. M. (Org.) ; AYRES, C. R. (Org.) ; MARTINS, S. A. (Org.) ; GABRIEL, R. (Org.) . (Inter)conexões em transformação: culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2024. v. 1. 580p . Disponível em: https://www.pacolivros.com.br/interconexoes-em-transformacao
FRANÇA, D. S.; FRONCKOWIAK, A. A Infância que habita em nós: Sérgio Capparelli. In: BATISTA, M. O.; SOUZA, R. J. de . (Org.). Educação literária mudanças em movimento: poesia e oralidade [e-book] Ied.Ouro Preto, MG: Educação Literária, 2024, v. I, p. 26-35. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: I; ISBN: 9786581156237.
https://cilij.org/e-books/educacao-literaria-mudancas-em-movimento-poesia-e-oralidade/
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo. Uma Píppi chamada infância - ou de como ser encontrador de coisas. In: CECCANTINI, João Luís; GALVÃO, Eliane; VALENTE, Thiago Alves (Orgs.). Literatura infantil e juvenil na fogueira. Belo Horizonte: Aletria, 2024, p. 135-145.
https://www.aletria.com.br/literatura-infantil-e-juvenil-na-fogueira?gad_source=1
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo. Fios das tramas de meninos. In: CARDOSO, Rosane Maria; HAETINGER, Rosiene Almeida Souza (Orgs.). O EU e o OUTRO - literatura e diferença na escola. Guia para docentes. Caxias do Sul: EDUCS, 2024, p. 217-224.
https://www.ucs.br/educs/livro/o-eu-e-o-outro-literatura-e-diferenca-na-escola-5284/
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo; SPANIOL, I. C. Texto literário e não literário: existe receita para abordá-los nas aulas de Literatura com o ensino médio? ALDROVANDI, Makeli et al. (Orgs.) Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. Lajeado: UNIVATES, 2024, v. 10, p. 319-328.
https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/436/pdf_436.pdf
GABRIEL, R.; RIESS, A. B. (Org.) . Eye tracking na pesquisa em leitura no Brasil. 1. ed. Campinas: Pontes, 2023. v. 1. 170p . Disponível em
GABRIEL, R.; PEREIRA, A. E. ; TOWNSEND, S. A. M. ; CARVALHO, K. S. ; BORSATTI, D. A. . PESQUISAS EM PERSPECTIVA COGNITIVA PARA O ESTUDO DO PROCESSAMENTO DA LEITURA. In: Maria Angélica Freire de Carvalho. (Org.). Estudos sobre leitura e abordagens para o ensino. 1ed.Campinas: Pontes, 2024, v. 1, p. 24-62. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/estudos-sobre-leitura-e-abordagens-para-o-ensino/
GABRIEL, R.; PEREIRA, A. E. . Fonologia e aprendizagem da leitura. In: Ubiratã Kickhöfel Alves; Gladis Massini-Cagliari. (Org.). Fonologia e ensino: descobertas e interfaces. 1ed.Campinas: Editora da Abralin, 2024, v. 1, p. 132-156. Disponível em https://editora.abralin.org/publicacoes/fonologia-e-ensino/
GERASCH, L.. Ancestralidade e resistência feminina em A mulher que pariu um peixe e outros contos fantásticos de Severa Rosa, de Rai Soares. In: Rosane Maria Cardoso, Rosiene Almeida Souza Haetinger. (Org.). O Eu e o Outro: literatura e diferença na escola. Guia para docentes. 1ed. Caxias do Sul: Educs, 2024, v. 1, p. 118-125. ISBN 978-65-5807-384-0 Disponível em: https://ppgletras.furg.br/images/E-BOOKS/Livro_EDUCS_-_2024_-_Guia_para_docentes.pdf
JANTSCH, Daniela Cristine. Do ponto de vista da gaveta. E-Book “Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos: volume 10, da Univates, p. 349-350, ano 2024, ISBN 978-85-8167-330-1. Disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/436/pdf_436.pdf>
JANTSCH, Daniela Cristine. Com quantas leituras se faz uma leitora? E-Book “A sora quer falar, do E-Book Todas escrevemos, Porto Alegre: Fora da Asa, 2024, p. 91-94. ISBN 978-65-85262-05-7. Disponível em: https://144cc8_5387cf9513c74d5485064033acb59dc0.pdf
JANTSCH, Daniela Cristine. Poema “Não vou mais lavar os pratos”, de Cristiane Sobral, mobilizado pela Teoria dos Frames. E-Book I COLMA As insurgências e resistências das maiorias minorizadas. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1KPDcDA2w6U-bcQPe7_KSRwyJ4K2C8A4E/view ISBN 978-65-00-93560-8.
NETTO, Agda B.O avesso da leitura: aquilo que permanece, depois de fechar o livro. In: CARDOSO, Rosane Maria; HAETINGER, Rosiene Almeida Souza (Orgs.). O EU e o OUTRO - literatura e diferença na escola. Guia para docentes. Caxias do Sul: EDUCS, 2024, p. 30-36.
https://www.ucs.br/educs/livro/o-eu-e-o-outro-literatura-e-diferenca-na-escola-5284/
NETTO, A. B. ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo . Clube da poesia: o silêncio e a escuta na mediação em leitura. In: SANTOS, Estela Aparecida de Souza dos; SOUZA, Renata Junqueira de (Orgs.). Educação literária mudanças em movimento: formação e mediação de leitores. Ouro Preto: Educação Literária, 2024, p. 97-105.
https://cilij.org/e-books/educacao-literaria-mudancas-em-movimento-jovens-leitores/
PEREIRA, Cristiane; HEINEN, A. L. ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo . Por uma poética que integre a prática docente e os espaços educativos: experiências de leitura e vocalização. In: : SANTOS, Estela Aparecida de Souza dos; SOUZA, Renata Junqueira de (Orgs.). Educação literária mudanças em movimento: formação e mediação de leitores. Ouro Preto: Educação Literária, 2024, p. 284-293.
https://cilij.org/e-books/educacao-literaria-mudancas-em-movimento-jovens-leitores/
PIRES, C. P. S. Modelos Culturais Metafóricos que Envolvem o Corpo da Mulher Negra em Anúncios Publicitários. In: Makeli, Aldrovandi et al. (Org.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos.Lajeado: UNIVATES, 2024, v. 10, p. 1-436. Disponível em: www.univates.br/editora-univates/publicacao/436 ISBN 978-85-8167-330-1
CARDOSO, Rosane Maria. COMO ESCAPAR DE UM “FINAL FELIZ”: SOBRE PRÍNCIPES DESENCANTADOS E NOIVAS ESPERTAS. Contos de fadas [recurso eletrônico]: entre a tradição e a contemporaneidade. 1ed.Teresina: Eduesp, 2024, v. 1, p. 21-48. Disponível em: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/view/240/231/1264-1
CARDOSO, Rosane; SILVA, L.R. ; RODRIGUES, A. C.A. ; SILVA, E.K.S. ; ZUCOLO, N.P. . A história que sempre quis contar Lucía Charún-Illescas e o cotidiano afroperuano no período colonial. In: Adriana Cristina Aguiar Rodrigues; Elen Karla Sousa da Silva; Liliam Ramos; Nicia Petreceli Zucolo. (Org.). Diálogos literários sul-sul: escritoras africanas, afro-latino-americanas e afro-brasileiras. 1ed.Rio Branco: NEPAN, 2024, v. 1, p. 159-170. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7460
SANTOS, D. E. dos. O Deus que eu adoro é Lúcifer e/ou traços e elementos fáusticos em Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli. In: FAQUERI, R. F. ANAIS ELETRÔNICOS DO III SIMPÓSIO DE LITERATURA LATINOAMERICANA CONTEMPORÂNEA: TENSÕES, IMAGINÁRIOS E INTERSECÇÕES – SILLAC 2024. ISBN: 978-65-01-32474-6. Itaquaquecetuba, 2024. pp. 98-108. Disponível em: https://itq.ifsp.edu.br/images/DAE/SILLAC/ANAIS_ELETRNICOS_DO_III_SIMPSIO_DE_LITERATURA_LATINO-AMERICANA_CONTEMPORNEA_-_2024.pdf
SEBASTIANY, Vanessa Weber. Pulsões de vida e de morte em O sofá estampado, de Lygia Bojunga. In: CARDOSO, Rosane Maria; HAETINGER, Rosiene Almeida Sousa. (Org.). O Eu e o Outro: literatura e diferença na escola. 1ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2024, v. 1, p. 155-160. ISBN: 978-65-5807-384-0
Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/o-eu-e-o-outro-literatura-e-diferenca-na-escola-5284/
SEBASTIANY, Vanessa Weber. O peso da bagagem em Corda bamba, de Lygia Bojunga, In: IGUMA, Andréia de Oliveira Alencar; DONÁ, Gabrielly; SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.) Educação Literária mudanças em movimento: temas polêmicos [ebook] Org. Ouro Preto, MG: Editora Educ.Literária, 2024, p. 314 - 323 Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: I; ISBN: 978-65-81156-26-8
https://cilij.org/e-books/educacao-literaria-mudancas-em-movimento-temas-polemicos/
ALMEIDA, Rosiene ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo. Letras que sonham com imagens: Abecedário a mano, de Isol. In: GALVÃO, Eliane; NAVAS, Diana; SILVA, Maurício. (Org.). Literatura infantil e juvenil em diálogo com outras artes. Campinas: Mercado de Letras, 2023, p. 205-224.
https://mercado-de-letras.com.br/produto/literatura-infantil-e-juvenil-em-dialogo-com-outras-artes/
FREIRE, A. A. ; MELO, J. M. ; PELLEGRIN, K. B. F. ; FREGAPANI, L. R. ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo . Abraço poético: literatura nos bairros. In: ALDROVANDI, Makeli et al. (Orgs.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. Lajeado: Univates, 2023, v. 9, p. 176-183.
https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/407/pdf_407.pdf
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo. Tempo de desassossego ou poética do empenho da vida em pandemia. In: LINO, Dulcimarta; RICHTER, Sandra. (Org.). III Seminário estudos poéticos - exercícios de imaginação poética na escola. Rio de Janeiro: NEFI, 2023, p. 21-41. https://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?
GABRIEL, R.. Apresentação: Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. In: Ubiratã Alves; Ingrid Finger. (Org.). Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2023, v. 1, p. 9-16. Disponível em https://vozes.com.br/blog/alfabetizacao-em-contextos-monolingue-e-bilingue
GABRIEL, R.; HEINEN, A. L. ; ZUBARAN, F. ; GERASCH, L. . ESTUDOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA LEITURA COMPARTILHADA NO DESENVOLVIMENTO ORAL, LEXICAL, SINTÁTICO E LEITOR EM CRIANÇAS BILÍNGUES. In: Bernardo Kolling Limberger; Pâmela Freitas Pereira Toassi; Angela Ines Klein. (Org.). Bilinguismo e leitura: contribuições da Psicolinguística. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 57-78. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/educacao/bilinguismo-e-leitura-contribuicoes-da-psicolinguistica/
GARCIA, J. M. ; SEBASTIANY, V. W. ; CARVALHO, K. S. ; GABRIEL, R. ; TOWNSEND, S. A. M. ; CARDOSO, J. A. . O Mercado das Palavras. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Ed. dos Autores, 2023. v. 1. 100p . Disponível em
https://www.unisc.br/site/proedu/docs/alfabetizacao/livro_100p_faca-corte.pdf
GERASCH, L.; FRONCKOWIAK, A.C. . Gabriela, cravo e canela: uma reflexão acerca da erotização da mulata. In: Douglas de Sousa; Rhusily Lira. (Org.). O ABC de Jorge Amado: ensaios críticos sobre a literatura amadiana. 1 ed. São Luís: Editora da Universidade Estadual do Maranhão, 2023, v. 1, p. 123-143. ISBN 978-85-8227-327-2 Disponível em: https://www.editorauema.uema.br/index.php/omp/catalog/view/234/165/194
JANTSCH, Daniela Cristine. Propostas de Atividades de Leitura e Produção Textual para os Anos Finais do Ensino Fundamental, no E-Book “Docência em rede: ensino, linguagens e tecnologias”, da Univates, ano 2023, p. 199-202. ISBN 978-65-86648-96-6, disponível em: <https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/398/pdf_398.pdf>
JANTSCH, Daniela Cristine. Poema “Não vou mais lavar os pratos”, de Cristiane Sobral, mobilizado pela teoria dos frames, 2023, p. 135-143, no E-Book “As insurgências e resistências das maiorias minorizadas, do I Colóquio de Literatura de Maiorias Minorizadas da Universidade Estadual de Maringá (I COLMMA 2023). ISBN nº 978-65-00-93560-8. Disponível em:
<https://drive.google.com/file/d/1KPDcDA2w6U-bcQPe7_KSRwyJ4K2C8A4E/view ou <https://www.colmmauem.com.br/publicações>
JANTSCH, Daniela Cristine. Transitar entre infâncias e experiências docentes, no Caderno de Resumos das apresentações de trabalho no XI Colóquio Internacional de Leitura e Cognição & XXIII Semana Acadêmica de Letras, 2023, p. 142. ISSN 2175-1978. Disponível em: www.unisc.br/site/coloquio2023/docs/Caderno%20de%20Resumos%20Coloquio%202023.pdf
JANTSCH, Daniela Cristine. Taquari, cidade mãe: a construção da identidade de um município pelo poder público, no Caderno de Resumos das apresentações de trabalho no XI Colóquio Internacional de Leitura e Cognição & XXIII Semana Acadêmica de Letras, 2023, p. 74. ISSN 2175-1978. Disponível em: www.unisc.br/site/coloquio2023/docs/Caderno%20de%20Resumos%20Coloquio%202023.pdf
JANTSCH, Daniela Cristine. “Ironia e Humor para além do SAEB”, Resumo expandido nos Anais do I Seminário Pró-Educ@ Triunfo, [livro eletrônico] formação prática para a contemporaneidade/organização Fundação La Salle. 1 ed. Canoas-RS: Fundação La Salle, 2023, p. 38-39. ISBN 978-65-982310-02. Disponível em: <https://sites.google.com/fundacaolasalle.org.br/educacaotriunfo/seminário?authuser=0#h.tw5xv922ne78>
KOTTWITZ, J. T. ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo . Roda poética: convívio amoroso na escuta de vozes. In: GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico. (Org.). Literatura infantil e juvenil – desvios criativos, diversidade e emancipação em processo. Campinas: Pontes, 2023, p. 263-276.
LEIVAS, P. O.; KELLERMANN, A. C. H.; MORAES, E. B.; FORNO, A. J. D.; FROZZA, R.; KIPPER, L. M. SISTEMAS CYBER-FÍSICOS NA ÁREA DA SAÚDE (2016-2020) - UM MAPEAMENTO CIENTÍFICO NA BASE SCOPUS. Ciência Brasileira: Múltiplos olhares - Medicina, Saúde e Prevenção. 1ed.Recife: Even3, 2023, v. 2, p. 1-26. 2024
PIRES, C. P. S. Expressão do Hip Hop Como Corpo Resistente: Estudo a Partir do Grupo Ateliê Vivências Urbanas, RS-Brasil. In: XI Colóquio Internacional Leitura e Cognição, 2023, Santa Cruz do Sul. Futuros em Ancestralidade: Linguagens, Culturas e Identidades na América Latina, 2023. v. 1. p. 1-145. Disponível em: https://www.unisc.br/site/coloquio2023/pages/resumos.html ISSN 2175-1978
PIRES, C. P. S. Modelos Culturais Metafóricos Que Envolvem o Corpo Da Mulher Negra Em Anúncios Publicitários. In: II Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala).Maior, Rita et al. (Org.). Realizado presencialmente em Maceió/AL nos dias 27 a 29 de setembro de 2023 e on-line entre os dias 9 e 12 de outubro de 2023., 2024, Maceió/AL. II enala - Encontro Nacional de Linguística Aplicada, 2024. p. 1-819. Disponível em: Anais - II ENALA - Encontro Nacional de Linguística Aplicada ISBN 978-65-5218-000-1
RICHTER, Sandra R. S. ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo . A seriedade da alegria: experiência de ler como ato lúdico na infância. In: DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; AYRES, Carlos Renê; MARTINS, Sabrine Amaral; GABRIEL, Rosângela. (Orgs.). (Inter)conexões em transformação: culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo. Jundiaí [SP]: Paco, 2023, v. , p. 555-578.
https://www.pacolivros.com.br/interconexoes-em-transformacao
RIESS, A. B. ; GABRIEL, R. . Apresentação: Eye tracking na pesquisa em leitura. In: GABRIEL, Rosângela; RIESS, Adriana Blanco. (Org.). Eye tracking na pesquisa em leitura no Brasil. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 7-13. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguistica/eye-tracking-na-pesquisa-em-leitura-no-brasil/
RIESS, A. B. ; GABRIEL, R. . O papel do contexto na desambiguação lexical: um estudo com eye tracking. In: GABRIEL, Rosângela; RIESS, Adriana Blanco. (Org.). Eye tracking na pesquisa em leitura no Brasil. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 39-61. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguistica/eye-tracking-na-pesquisa-em-leitura-no-brasil/
RIESS, A. B. ; KLEIN, A. I. ; MAIA, M. ; GABRIEL, R. . Glossário. In: GABRIEL, Rosângela; RIESS, Adriana Blanco. (Org.). Eye tracking na pesquisa em leitura no Brasil. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 161-164. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguistica/eye-tracking-na-pesquisa-em-leitura-no-brasil/
SILVA, M. I. ; KNOD, S. I. B. ; FREGAPANI, L. R. ; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo . Educação de surdos, letramento e literatura: algumas discussões possíveis. In: ALDROVANDI, Makeli et al. (Orgs.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. Lajeado: Univates, 2023, v. 9, p. 206-215.
https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/407/pdf_407.pdf
DOMINGOS, A. C. M. ; LINDEMANN, Cristiane . Literacia e intermidialidade: a leitura das mídias na BNCC. In: RIBAS, Maria Cristina Cardoso; MARTONI, Alex; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. (Org.). Estudos de intermidialidades: teorias, práticas, expansões. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. , p. 77-89. LInk: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37344-crv
FROZZA, Rejane; GUIMARAES, R. E. ; GABRIEL, R. (Organizadores). Leitura, Curiosidade e Imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1. 203p. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
FROZZA, R. ; GUIMARAES, R. E. ; GABRIEL, R. . Apresentação: Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 7-9. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
GABRIEL, R.. Prefácio do livro Ensino e aprendizado da leitura e da escrita. In: PEREIRA, V. W.; RIGATTI-SCHERER, A. P.; GABRIEL, R.; GUARESI, R.. (Org.). Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares. 1ed.Vitória da Conquista: Fonema e Grafema, 2022, v. 1, p. 23-40. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/80386/1/Falar%20bem%20para%20ler%20bem.pdf
GABRIEL, R.; KOLINSKY, R. ; MORAIS, J. J. . A LITERACIA NO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA DE CURTO PRAZO. In: Marcus Maia. (Org.). PSICOLINGUÍSTICA: DIVERSIDADES, INTERFACES E APLICAÇÕES. 1ed.São Paulo: Contexto, 2022, v. 1, p. 55-69. Disponível em https://www.editoracontexto.com.br/produto/psicolinguistica-diversidades-interfaces-e-aplicacoes/5314385?srsltid=AfmBOooiLvcCjIrT8jufNm7frZ1tP9pY_oLnR2BGjRyLPlINF2VlXQdN
GARCIA, J. M. ; CARVALHO, K. S. ; SEBASTIANY, V. W. ; GABRIEL, R. . O Mercado das Palavras: para quem está aprendendo a ler. In: Makeli Aldrovandi; Marine Laisa Matte; Maristela Juchum; Rosiene Haetinger de Almeida; Aline Antunes; Daiane Kipper; Garine Keller; Grasiela Kieling Bublitz; Kári Lúcia Forneck. (Org.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos: volume 8. 1ed.Lajeado: Ed. da Univates, 2022, v. 8, p. 182-193.
JANTSCH, Daniela Cristine. À luz da lua uma pequena lagarta descansa na terra. Resenha crítica da obra “A morte da lagarta”, no E-Book “Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos: volume 8, da Univates, p. 291-293, ano 2022, ISBN 978-65-86648-72-0. Disponível em: ww.univates.br/editora-univates/publicacao/375
JANTSCH, Daniela Cristine. Mariana e as formigas, no E-Book “Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos: volume 8, da Univates, p. 263, ano 2022, ISBN 978-65-86648-72-0. Disponível em: ww.univates.br/editora-univates/publicacao/375
JACOBSEN, R. T. ; TOWNSEND, S. A. M. ; PEREIRA, A. E. ; GABRIEL, R. . Audiobooks como potencializadores da aquisição lexical em crianças em fase de alfabetização. In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 87-98. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
PEREIRA, A. E. ; CARVALHO, K. S. ; GABRIEL, R. . A leitura compartilhada na Educação Infantil e os reflexos na formação leitora e no desempenho no PISA (OCDE). In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 11-32. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
PEREIRA, V. W.; RIGATTI-SHERER, A. P.; GABRIEL, R.; GUARESI, R. Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares. 1. ed. Vitória da Conquista: Fonema e Grafema, 2022. v. 1. 607p . Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/80386/1/Falar%20bem%20para%20ler%20bem.pdf
SANTOS, D. E. dos. Evas eternas: Inteligência artificial e a representação do feminino na Ficção Científica. In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 149-158. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
SANTOS, D. E. dos. Sorria! Sua intimidade está sendo hackeada. In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 171-182. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
SANTOS, J. ; GABRIEL, R. . Vamos conversar sobre a leitura no PISA (OCDE)?. In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 33-44. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
SOARES, Márcio André Magalhães. ; OLIVEIRA, Claudio José de. ; GUSTSACK, FELIPE . NARRATIVAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM AÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CIDADE DE CHAPADINHA ? MA. In: João Batista Bottentuit Junior (Organizador).. (Org.). Anais [recurso eletrônico] do IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luiz: EDUFMA, 2022, v. 1, p. 897-905.
Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/bitstream/123456789/383/1/ANAIS%20E%20EBOOK%202022.pdf
TOWNSEND, S. A. M. ; CARVALHO, K. S. ; CARVALHO, D. R. ; GABRIEL, R. . Tecnologias e Inteligência Artificial conectadas em benefício da qualidade de vida no envelhecimento. In: Rejane Frozza; Rafael Eisinger Guimarães; Rosângela Gabriel. (Org.). Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre Inteligência Artificial. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 183-198. Disponível em https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/literatura/leitura-curiosidade-e-imaginacao/
ANDREOLA, Balduino Antonio ; GUSTSACK, Felipe ; PAULO, Fernanda dos Santos . Paulo Freire por ele mesmo: excertos de textos. In: CARVALHO, Alonso Bezerra de; GUSTSACK, Felipe; TASAT, José Alejandro.. (Org.). Pensar em movimento: pensadores americanos para a sala de aula. 1ed.São Carlos-SP: Editora de Castro, 2021, v. 2, p. 17-24. Disponível em: https://editoradecastro.com.br/produto/pensar-em-movimento-pensadores-americanos-para-a-sala-de-aula/?srsltid=AfmBOopOmoZqJYTsnQ-QS0NIOxTghSf0fijT5irjdCWbZf7ZQ6VTR9sT
BORSATTI, D. A. ; GABRIEL, R. . O tradutor automático como suporte na leitura em inglês para fins acadêmicos. In: GABRIEL, R.; GUIMARÃES, R. G.; TOWNSEND, S. A. M.. (Org.). Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística. 1ed.Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 273-292. Disponível em https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf
CARDOSO, Rosane; SILVA, L.R. ; RODRIGUES, A. C.A. ; SILVA, E.K.S. ; ZUCOLO, N.P. . A história que sempre quis contar Lucía Charún-Illescas e o cotidiano afroperuano no período colonial. In: Adriana Cristina Aguiar Rodrigues; Elen Karla Sousa da Silva; Liliam Ramos; Nicia Petreceli Zucolo. (Org.). Diálogos literários sul-sul: escritoras africanas, afro-latino-americanas e afro-brasileiras. 1ed.Rio Branco: NEPAN, 2024, v. 1, p. 159-170. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7460
CARDOSO, Rosane Maria. Quem me conta (um)a história? sobre resistência e memória na literatura infantil e juvenil argentina. In: Anna Maria F. M. da Costa; Fabiano Tadeu Grazioli; Rosemar Eurico Coenga. (Org.). Leitura e Literatura Infantil e Juvenil: (con)fluências. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 239-265. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/leitura-literatura-2/
FELIPPI, Â. C. T.. Editorias | Seções | Abordagens Especializadas- Rural. In: Angela Zamin; Reges Schwaab. (Org.). Tópicos em Jornalismo: redação e reportagem. 1ed.Florianópolis: Insular, 2021, v. 3, p. 323-329. ISBN: 978-85-524-0212-1
https://insular.com.br/produto/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/
FRONCKOWIAK, Ângela Cogo; FREGAPANI, L. R. ; STUMM, B. E. ; MANGANELLI, M. R. ; GOMES, M. C. C. Experiências com oficinas de produção de fanfics em tempos de pandemia. In: FORNECK, Kári Lúcia et al (Orgs.). Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. Lajeado: Univates, 2021, v. 7, p. 303-313. https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/344/pdf_344.pdf
GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6. Disponível em https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf
GABRIEL, R.. Alfabetização de adultos. In: Alessandra Gotuzo Seabra; Ana Luiza Navas; Maria Regina Maluf. (Org.). Alfabetização: da ciência cognitiva à prática escolar. 1ed.Londrina: NeuroSaber, 2021, v. 1, p. 189-209. Disponível em https://loja.neurosaber.com.br/
GUSTSACK, Felipe; HEINIG, O. L. O. M. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTOS FAMILIARES. In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M.. (Org.). Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. 1ed.Campinas: Pontes, 2021, v. , p. 197-212.
GUSTSACK, Felipe; ROSA, Vaneza Silva da. ; SILVEIRA, Paula Lemos. . Ensino remoto no contexto pandêmico:reinvenções docentes. In: SILVEIRA, Paula Lemos.. (Org.). O ensino em contexto pandêmico. 1ed.São Paulo: Editora Vecher, 2021, v. 1, p. 21-33.
Disponível em: https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/5
LANZARINI, Joice Nunes. ; CHAGAS, M. F. L. ; GUSTSACK, Felipe . REINVENÇÃO E AUTOCONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES NA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. In: GUSTSACK, Felipe; LANZARINI, Joice Nunes; FREITAS, Josí Aparecida de.. (Org.). Educação Básica e Pesquisa - Volume 2. 1ed.Shisinau: Novas Edições Acadêmicas, 2021, v. 2, p. 130-141. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica-Pesquisa-Felipe-Gustsack/dp/6204193244
LAMB, Catia Regina Züge ; OLIVEIRA, Claudio José de. ; GUSTSACK, Felipe ; SILVA, Mozart Linhares da. . EJA: TENSIONAMENTOS EM FORMAÇÃO. In: André Cristovão Sousa; Deborah Miranda Alvares; Ana Paula Sousa. (Org.). Educação e pandemia: relatos e práticas pedagógicas. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2021, v. 1, p. 136-145.
Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/livros/educa%C3%A7%C3%A3o-e-pandemia%3A-relatos-e-pr%C3%A1ticas-pedag%C3%B3gicas
LINDEMANN, Cristiane; REBELO, C. T. . Média, informação e comportamento no Brasil e em Portugal durante a pandemia. In: CÁDIMA, Francisco Rui; FERREIRA, Ivone.. (Org.). Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de pandemia. 1ed.Lisboa: ICNOVA, 2021, v. II, p. 281-302. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/131288
PORTANOVA, A. G. ; GABRIEL, R. . Conferência de Consenso Ler, Compreender, Aprender: Como garantir o desenvolvimento das competências leitoras? Recomendações do Júri - 16 e 17 de março de 2016 na ENS (Escola Normal Superior) de Lyon. In: GABRIEL, R.; GUIMARÃES, R. G.; TOWNSEND, S. A. M.. (Org.). Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística. 1ed.Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 595-638. Disponível em https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf
SILVA, M. L. ; DIAS, L.F. ; CARDOSO, Rosane Maria . Literatura infantil e juvenil na sala de aula: políticas antirracistas e formação leitora. In: Mozart Linhares da Silva; Luiza Franco Dias. (Org.). 21 Textos para discutir racismo em sala de aula. 2ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 2, p. 123-136. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/594499109/eBook-21-Textos-Para-Discutir-Racismo-Em-Sala-de-Aula
SILVA, F. S. ; GABRIEL, R. . Alfabetização: um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas propostas para o ensino da leitura. In: Wilder Kleber Fernandes de Santana; Éderson Luís Silveira. (Org.). Educação, linguagens e ensino: saberes interconstitutivos. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 2, p. 473-489. Disponível em https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/educacao-linguagens-e-ensino-saberes-interconstitutivos-vol-1/
SILVA, F. S. ; GABRIEL, R. . Consciência morfológica e ensino-aprendizagem de língua adicional: possíveis contribuições para o desenvolvimento da leitura e da compreensão textual em um contexto bilíngue. In: GABRIEL, R.; GUIMARÃES, R. G.; TOWNSEND, S. A. M.. (Org.). Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística. 1ed.Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 293-316. Disponível em https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf
Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística
Como citar: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6. https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf
A ciência da leitura e suas implicações educacionais
Como citar: Rosângela Gabriel, Ache Borsatti, D., Costa, A. R., Kadine Saraiva de Carvalho, Petry Rieger, N., & Pda Costa Tatsch, M. (2021). A CIÊNCIA DA LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. PROLÍNGUA, 15(2), 03–34. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924
Media Representation and Transmediation: Indexicality in Journalism Comics and Biography Comics
Como citar: DOMINGOS, A. C. M.; CARDOSO, J. A. R. Media Representation and Transmediation: Indexicality in Journalism Comics and Biography Comics. In: Lars Elleström. (Org.). Beyond Media Borders, Volume 2 Intermedial Relations among Multimodal Media. 1ed.Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2020, v. 2, p. 79-115. https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/Book_BeyondMediaBordersVolume2.pdf
The influence of age, schooling, literacy, and socioeconomic status on serial-order memory
Como citar: KOLINSKY, Régine; GABRIEL, Rosângela; DEMOULIN, Catherine; GREGORY, Marilane; CARVALHO, Kadine Saraiva de; MORAIS, José. The influence of age, schooling, literacy, and socioeconomic status on serial-order memory. JCCS - Journal Of Cultural Cognitive Science, v. 4, p. 343–365 (2020). https://doi.org/10.1007/s41809-020-00056-3 . (ISSN 2520-1018) Disponível em https://www.springer.com/journal/41809/ -
Intermidialidade na literatura brasileira contemporânea
Como citar: Domingos, A. C. M. (2020). Intermidialidade na literatura brasileira contemporânea. Letras De Hoje, 55(1), e33552. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.33552
Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização
Como citar: Saraiva de Carvalho, K., & Gabriel, R. (2020). Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização. Letrônica, 13(4), e37514. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37514
The quality of mobile apps used for the identification of pressure ulcers in adults:systematic survey and review of apps in app stores
Como citar: FROZZA, R. The quality of mobile apps used for the identification of pressure ulcers in adults:systematic survey and review of apps in app stores (JMIR MHEALTH UHEALTH) – 2020. https://mhealth.jmir.org/2020/6/e14266/
Sistemas virtuais de aprendizagem personalizados: estilos de aprendizagem, aprendizagem organizacional e usabilidade
Como citar: COSSUL, D. .; BRAATZ, M. de B.; WITCZAK, M. V. C. .; FROZZA, R. .; KIPPER, L. M. . Sistemas virtuais de aprendizagem personalizados: estilos de aprendizagem, aprendizagem organizacional e usabilidade. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 120–129, 2020. DOI: 10.46919/archv1n4-001. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/50.
Superando o binarismo de gênero: em direção ao reconhecimento civil de pessoas intersexo
Como citar: Leivas, P. G. C.; Resadori, A. H.; Alban, C. E. de O.; Schiavon, A. de A.; Vanin, A. A.; Almeida, A. do N.; Machado, P. S. Superando o binarismo de gênero: em direção ao reconhecimento civil de pessoas intersexo. Revista Culturas Jurídicas, v. 7, Núm. 18, set./dez.,2020. https://periodicos.uff.br/culturasjuridicas/article/view/45537/28927
"Há algum exagero nisso": Intermidialidade e sentido entre Dom Casmurro e Capitu
Como citar: Domingos, A. C. M. (2020). "Há algum exagero nisso": Intermidialidade e sentido entre Dom Casmurro e Capitu. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(1), 13-26. https://doi.org/10.21814/2i.2515
Discursos Jornalísticos Acerca do Território do Tabaco no Sul do Brasil
Como citar: Felippi, Ângela C. T., & Oliveira, V. C. de. (2020). Discursos Jornalísticos Acerca do Território do Tabaco no Sul do Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 168–185. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.168-185
A midiatização, as narrativas de bicicleta e os fenômenos midiáticos
Como citar: SOSTER, D. de A. A midiatização, as narrativas de bicicleta e os fenômenos midiáticos. INTERCOM/SP, v. 43, p. 113-132, 2020. https://www.scielo.br/j/interc/a/3fZgPb8Gv9ppdMFJV7b949y/?lang=pt
Colocar-se na obra literária: uma leitura dos que estão à margem
Como citar: ALMEIDA, I. L.; GAI, E. T. P. Colocar-se na obra literária: uma leitura dos que estão à margem. Signo, v. 45, p. 35-46, 2020. https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/issue/view/630
Espaços de memória na literatura espanhola e hispano-americana
Como citar: CARDOSO, Rosane M.; MONTEMEZZO, Luciana F. Espaços de memória na literatura espanhola e hispano-americana. São Paulo: Pontes, 2020.
Princesas que viram monstros: o corpo feminino no conto de fadas
Como citar: CARDOSO, Rosane M. Princesas que viram monstros: o corpo feminino no conto de fadas. 2ª ed. Curitiba: Appris, 2020.
As biografias de Manuela Sáenz: Um embate de memórias, vozes e discursos
Como citar: CARDOSO, Rosane M. As biografias de Manuela Sáenz: Um embate de memórias, vozes e discursos. Revista Letrônica, v. 13 n. 1 (2020), https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/35160.
Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC
Como citar: TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS; GABRIEL, R. ; HUBNER, L. Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC. In: Patrícia Santos Ferreira. (Org.). Investigação e práticas em Leitura. 1ed. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, 2020, v. 1, p. 1-20.
Instrumento para avaliação da compreensão de narrativas escritas e orais em indivíduos com lesão cerebral pós AVC
Como citar: MARTINS, S. A. M.; HÜBNER, L. C. Instrumento para avaliação da compreensão de narrativas escritas e orais em indivíduos com lesão cerebral pós AVC. In: GUARESI, R. Instrumentos para avaliação da linguagem. Vitória da Conquista, Bahia: E Grafema&Fonema, 2020. pp. 491-524.
Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: Uma revisão integrativa
Como citar: Townsend, S. A. M., & Gabriel, R. (2020). Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: Uma revisão integrativa. Letrônica, 13(4), e37512. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37512
A grande reportagem longe das ruas: Rotinas e práticas para o telejornalismo em tempos de COVID-19
Como citar: PICCININ, F.; BOZZETO, V. A grande reportagem longe das ruas: Rotinas e práticas para o telejornalismo em tempos de COVID-19. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR, 2020, Brasília: Unb. http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2020/paper/viewFile/2597/1586
A sedução das fake news em tempos de COVID-19: anatomia narrativa e pós-verdade
Como citar: PICCININ, F.. A sedução das fake news em tempos de COVID-19: anatomia narrativa e pós-verdade. In: Marta R. Maia; Mateus Yuri Passos. (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: epistemologias dissidentes. 1ed. Santa Cruz do Sul: Editora Catarse, 2020, p. 417-432. https://www.editoracatarse.com.br/narrativas-midiaticas-contemporanea-epistemologias-dissidentes
Autonarrativas como auto-conhecimento: uma experiência didática na perspectiva da complexidade
Como citar: PELLANDA, N.; PICCININ, F. Autonarrativas como auto-conhecimento: uma experiência didática na perspectiva da complexidade. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 18, p. 453-472, 2020.
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44119
Por uma “linguagem criança”: a imaginação em O Palhaço, de Quentin Blake
Como citar: SILVA, Roseane G.; CARDOSO, Rosane M. Por uma “linguagem criança”: a imaginação em O Palhaço, de Quentin Blake. In: CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de; CECCANTINI, João Luis; VERARDI, Fabiane (Org.). Literatura infantil e juvenil: olhares contemporâneos. Campinas, SP : Mercado de Letras, 2020. p. 39-54.
Convivência Musical na Escola de Educação Infantil e Formação Docente
Como citar: MACHADO, N. S.; BOURSCHEID, C. de C.; BARBOSA, M. C. S.; GUSTSACK, F. Convivência Musical na Escola de Educação Infantil e Formação Docente. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2020, Rio de Janeiro.
Formação de Professores: Articulando Teoria e Prática sob o olhar da Complexidade
Como citar: IOP, M. C. R.; GUSTSACK, F.; GUIMARÃES, J. Formação de Professores: Articulando Teoria e Prática sob o olhar da Complexidade. In: Liziany Müller Medeiros; Ivanio Folmer; Guilherme Antunes Leite. (Org.). Educação no Século XXI: Tecnologia e Ensino. 1ed. Santa Maria: Arco Editores, 2020, v. , p. 216-233 http://https://www.arcoeditores.com/livros-1#Cap16
El telediario de la hipertelevisión. In: Santiago Tedejor. (Org.). Herramientas digitales para comunicadores
Como citar: PICCININ, F.. El telediario de la hipertelevisión. In: Santiago Tedejor. (Org.). Herramientas digitales para comunicadores. 1ed. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2019, v. 1, p. 89-95. http://www.gabinetecomunicacionyeducacion.com/sites/default/files/field/publicacion-adjuntos/herramientas_para_comunicadores_digitales.pdf
Metaphors and cultural narratives on adaptive responses to severe adversity: A field study among the Indigenous Pitaguary community in Brazil
Como citar: MEILI, I.; HEIM, E.; PELOSI, A. C.; MAERCKER, A. Metaphors and cultural narratives on adaptive responses to severe adversity: A field study among the Indigenous Pitaguary community in Brazil.Transcultural Psychiatry, v. 1, p. 1-14, 2019. DOI: 10.1177/1363461519890435
Oralidade, leitura, escrita e formação de professores
Como citar: FRONCKOWIAK, Â. C.; LEBLER, C. D. C.; AYRES, C. R. Oralidade, leitura, escrita e formação de professores. Fólio - Revista de Letras, v. 11, p. 257-272, 2019.
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/issue/view/341
O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil
Como citar: PEREIRA, Aline; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, v. 72, nº 3, p. 201-221, Florianópolis, set/dez 2019. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p201
Uma narrativa “entre orillas”: a obra de Andrés Neuman e a concepção de identidade e literatura nacional em campo ampliado
Como citar: GUIMARÃES, R. E. Uma narrativa “entre orillas”: a obra de Andrés Neuman e a concepção de identidade e literatura nacional em campo ampliado. Organon, v. 35, p. 01-15, 2019.
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/98879/55987
Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística: Rede Sul Letras
Como citar: CARDOSO, Rosane; GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; LEBLER, Cristiane D. C.; SOSTER, Demétrio A.
Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística: Rede Sul Letras - vol. 1 - Estudos Linguísticos. 1. ed. Campinas:
Pontes, 2019. 450p .
Como citar: CARDOSO, Rosane; GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; LEBLER, Cristiane D. C.; SOSTER, Demétrio A.
(Org.). Tendências contemporâneas na pesquisa em literatura: Rede Sul Letras - vol. 2 - Estudos Literários. 1. ed.
Campinas: Pontes, 2019. v. 2. 566p.
A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira
Como citar: Riess, A. B., & Gabriel, R. (2019). A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira. Letras De Hoje, 54(2), 181-190. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32529
Adolescente: um leitor em busca de sentidos e da socialização da leitura
Como citar: FRONCKOWIAK, Â. C.; KIST, R. Adolescente: um leitor em busca de sentidos e da socialização da leitura. Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social, v. 26, p. 237-256, 2019. https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/salao_ensino_extensao/article/view/15269
Leitura como um subsistema adaptativo complexo
Como citar: Júnior, A. T. de A., Pelosi, A. C., & Bessa, R. M. (2019). Leitura como um subsistema adaptativo complexo. Letras De Hoje, 54(2), 162-171. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32533
Leitura, interpretação/compreensão de cartoons por leitores de diferentes culturas e seus efeitos perlocucionários - o caso do jornal francês Charlie Hebdo
Como citar: MACHADO, S. H.; FLÔRES, O. C. Leitura, interpretação/compreensão de cartoons por leitores de diferentes culturas e seus efeitos perlocucionários - o caso do jornal francês Charlie Hebdo. Cenários: Revista de Estudos da Linguagem, v. 1, p. 82-96, 2019. https://diadorim.ibict.br/handle/1/960
Repetição, paráfrase e construção do conhecimento (Repetition, paraphrase e knowledge construction)
Como citar: FLORES, O. C.; LANDIM, M. R. M. Repetição, paráfrase e construção do conhecimento (Repetition, paraphrase e knowledge construction). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 133-142, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5945. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5945.
A categorização como sistema adaptativo complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico
Como citar: ALMEIDA JÚNIOR, A. T. de ; PELOSI, A. C. A categorização como sistema adaptativo complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico. Antares: Letras e Humanidades, v. 10, p. 3-17, 2018.
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51629/1/2018_art_atalmeidajunioracpelosi.pdf
(Per)cursos (inter)disciplinares em Letras
Como citar: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. (Org.) ; PICCININ, F. (Org.) ; LEBLER, C. D. C. (Org.) . (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras - v.1. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 2. 472p . ISBN 978-85-2170-0005
Como citar: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. (Org.) ; PICCININ, F. (Org.) ; LEBLER, C. D. C. (Org.) . (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras - vol.2. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 2. 464p . ISBN 978-85-2170-001-2
Teoria dos Blocos Semânticos: exposição e reflexão teórica
Como citar: DALL'CORTIVO-LEBLER, Cristiane. Teoria dos Blocos Semânticos: exposição e reflexão teórica. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 22, p. 21-37, 2018. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/27935
Leitura e consciência linguística
Como citar: Flôres, O. C. (2018). Leitura e consciência linguística. Letras De Hoje, 53(1), 149-157. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28535
Mais que uma escritora, uma sentidora: Clarice Lispector e a expressão do estado de angústia em a hora da estrela
Como citar: Piazza Gai, E. T., & Batista, B. C. (2018). MAIS QUE UMA ESCRITORA, UMA SENTIDORA: CLARICE LISPECTOR E A EXPRESSÃO DO ESTADO DE ANGÚSTIA EM A HORA DA ESTRELA. Rizoma, 6(2), 156-173. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12590
Entre Machado de Assis e Jacques Lacan: pressupostos para o entendimento da atual conjuntura sociopolítica brasileira
Como citar: GAI, E. T. P.; SÖHNLE, E. Entre Machado de Assis e Jacques Lacan: pressupostos para o entendimento da atual conjuntura sociopolítica brasileira. Machado de Assis em Linha, v. 10, p. 193-207, 2017.
https://www.scielo.br/j/mael/a/cVRnhW6fSsGGmC9h7Q8pv6P/abstract/?lang=pt
Ensino de leitura e sistema de escrita
Como citar: FLÔRES, Onici Claro. Ensino de leitura e sistema de escrita. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v.20, n.1, p. 105-125, jan./jun. 2017. (Qualis Capes A1 - 2013-2016)
O quarto narrador, a midiatização e as narrativas da violência
Como citar: SOSTER, D. A. O quarto narrador, a midiatização e as narrativas da violência. INTERCOM/SP, v. 40, p. 41-58, 2017.
https://www.scielo.br/j/interc/a/cvkjVvCSsfP6M94kPXvHwtC/?lang=pt&format=pdf
Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade
Como citar: ELLESTROM, L.; DOMINGOS, A. C. M.; KLAUCK, A. P.; MELLO, G. M. G. (Org.). Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. https://editora.pucrs.br/download/livros/1180.pdf
Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça: Alguns Caminhos
Como citar: PELOSI, A. C.; LETÍCIA, A. P. S.; AMARAL, J. P. Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça: Alguns Caminhos. 01. ed. Fortaleza: Estácio, 2017. v. 01. 276p . https://docplayer.com.br/148953406-Violencia-polidez-mediacao-de-conflitos-e-acesso-a-justica-alguns-caminhos.html
Notas para um cânone (nada) cor-de-rosa: o resgate da produção de autoria feminina e seu papel no ensino e na leitura de literatura em sala de aula
Como citar: Guimarães, R. E.; Notas para um cânone (nada) cor-de-rosa: o resgate da produção de autoria feminina e seu papel no ensino e na leitura de literatura em sala de aula. fragmentum. Santa Maria: Editora Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 49, Jan./Jun. 2017. ISSN 2179-2194 (online); 1519-9894 (impresso).
Um modelo de comunicação centralizado na mídia
Como citar: GUIMARÃES, R. E. Um modelo de comunicação centralizado na mídia. In: ELLESTROM, L.; DOMINGOS, A. C. M.; KLAUCK, A. P.; MELLO, G. M. G. (Org.). Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. https://editora.pucrs.br/download/livros/1180.pdf
Da espacialidade à corporalidade: notas para uma crítica pós-colonial da narrativa gauchesca
Como citar: GUIMARÃES, R. E. Da espacialidade à corporalidade: notas para uma crítica pós-colonial da narrativa gauchesca. In: Rita Lenira de Freitas Bittencourt, Gerson Roberto Neumann, Marta Oliveira, Cinara Ferreira, Rafael Eisinger Guimarães. (Org.). Espaço/espaços: estudos de Literatura Comparada. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017, v. 1, p. 155-170. https://www.ufrgs.br/ppgletras/wp-content/uploads/2020/05/ESTUDO-DE-LITERATURA-COMPARADA-1.pdf
Do sentido ao valor: relações teóricas entre a Semântica de Michel Bréal e o Estruturalismo de Ferdinand de Saussure
Como citar: DALL'CORTIVO-LEBLER, Cristiane. Do sentido ao valor: relações teóricas entre a Semântica de Michel Bréal e o Estruturalismo de Ferdinand de Saussure. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 1965-1987, 2017. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/10449
A mudança de paradigmas para a leitura de narrativas literárias e a perspectiva autopoiética no universo de Mia Couto
Como citar: PIAZZA GAI, E. T.; PELLANDA, N. C. A mudança de paradigmas para a leitura de narrativas literárias e a perspectiva autopoiética no universo de Mia Couto. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 145–161, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i1.42622. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/42622
O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares
Como citar: Flores, Onici; GABRIEL, Rosângela. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Editora da UFSM, 2017.
Discutindo Divórcio entre literatura, jornalismo e ética:: um caso não só literário
Como citar: Hohlfeldt, A., Domingos, A. C. M., & Silva, T. A. C. da. (2017). Discutindo Divórcio entre literatura, jornalismo e ética:: um caso não só literário. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (51), 83–97. https://doi.org/10.1590/2316-4018515